sábado, 3 de outubro de 2009

A Mãozinha e o Coração

Os símbolos são até bem diferentes. Não se confundem.
A mãozinha (o partido da rosa) e, o coração (o partido de Matosinhos) são - de acordo com sondagens credíveis - os mais sérios candidatos à vitória nas eleições para os órgãos autárquicos de Matosinhos.
E, a diferença dos símbolos não é apenas gráfica.
Um, representa um partido cujos líderes afastaram do seu seio o candidato que povo recuperou: uns matosinhenses, pela amostra, iriam – se preciso fosse - buscar Narciso ao inferno.
O outro, representa a vontade duma população que anseia por ver instalada nos órgãos locais gente em quem possa confiar: outros matosinhenses, pela amostra levariam ao inferno – mesmo que preciso não fosse – os que não têm sabido exercer o mandato com a indispensável seriedade, e metê-los-iam, a pique, num caldeirão de azeite a ferver, fornecido (ou não) pelos supermercados da SONAE!
O apoio, a aceitação colectiva de Narciso é inquestionável; mas, Narciso, não é infalível.
O apoio, a aceitação colectiva das diversas equipas que Narciso escolheu – em alguns casos - é questionável.
Está visto: Narciso é humanamente falível!
Está visto, também: Narciso é, de longe, o presidente que o povo quer!
O grande adversário é a questão do símbolo: é que a longa - e frutuosa - colagem de Narciso ao PS deixou marcas que só o tempo virá a dissipá-las.
O risco de haver quem vote “mãozinha” convencido de que vota Narciso, poderá muito bem vir a estabelecer a diferença entre um resultado estrondoso (como, da outra, “eles” diziam) e um resultado vitorioso (como, desta, nós dizemos)!
Dito doutra forma: a desatenção, no momento da verdade (o do voto) pode ditar a diferença entre uma vitória tangencial e uma vitória folgada.

2 comentários:

  1. A uma semana das eleições Autárquicas, deixo na nossa blogosfera um pedido um repto aos nossos candidatos:

    Sabendo que algumas Instituições de Solidariedade Social apresentam sérias dificuldades financeiras, apelo aos nossos candidatos que a próxima VERBA destinada á mudança de cartazes seja devidamente encaminhada para essas Instituições.

    Basta de vermos os candidatos de mangas de camisa arregaçadas... agora com a gravata...será que teremos que os ver de smoking!!!

    Bom Senso é o que se pede...

    Saudações Marítimas
    José Modesto

    ResponderEliminar
  2. Feira Medieval de Leça do Balio. Em 13/9 Mosteiro de Leça do Balio foi invadido por arruaceiros.

    ResponderEliminar